A Ortodontia Digital, como o próprio nome já diz, é uma técnica que faz uso de ferramentas digitais (scanners, aparelhos de Raio-X panorâmicos e simuladores 3D) para planejar um tratamento ortodôntico, instalar aparelhos ou o desenvolver alinhadores transparentes, de modo rápido e eficaz.

Na ortodontia digital, é possível ainda acompanhar os passos e ver o resultado final de um tratamento, antes mesmo do início das intervenções do dentista, graças aos simuladores 3D que garantem maior tranquilidade e clareza para os pacientes.

Toda a documentação pode ser produzida de modo digital e enviada para os laboratórios para a produção dos aparelhos ou alinhadores, fator que torna os tratamentos muito mais rápidos e personalizados.

De um modo geral, as etapas de um tratamento digital envolvem o escaneamento intraoral – método mais moderno para documentação ortodôntica –, o planejamento do tratamento e, por fim, a instalação dos bráquetes em apenas uma sessão ou o recebimento dos alinhadores após a produção das peças por parte dos laboratórios.