Carregando

Aplicação de Botox

Aplicação de Botox

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Botox® é a marca referência da toxina butinolina tipo A, produzida pela farmacêutica americana Allergan.

No Brasil, a marca Botox® foi aprovada em 1992 para indicações terapêuticas e, em 2000, para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar. Mas por ser a primeira aprovada, Botox® tornou-se muito conhecida e, por isso, sinônimo do procedimento.

A toxina botulínica tem sido utilizada para tratamento de rugas e linhas de expressão, sorriso deprimido e gengival, e também para outros tratamentos, como dores de cabeça e bruxismo, por exemplo.

O efeito começa geralmente após 24 horas da aplicação e é bem notável após aproximadamente 3 dias. Se necessário alguma complementação, esta deverá ser realizada 20 dias após a aplicação.

"Em 2007, os tratamentos estéticos não-cirúrgicos lideraram o ranking do ASAPS (Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética) com 9.621.999 procedimentos realizados. Entre os que se destacam como os mais populares e os mais procurados são a aplicação com Toxina Botulínica Tipo A (2.775.176) e o preenchimento com ácido hialurônico (1.448.716)."

Os dados confirmam a tendência de que os pacientes buscam tratamentos mais simples, práticos e não-invasivos.

A toxina botulínica vem sendo usada cada vez mais pelos profissionais de ortodontia para o tratamento principalmente do bruxismo e correção do sorriso gengival. Para o bruxismo a toxina é injetada no músculo masseter para reduzir sua potência e estimulo para o bruxismo com resultados surpreendentes. Para o sorriso gengival a toxina é injetada no músculo responsável pelo levantamento do lábio superior em pessoas que mostram demasiadamente a gengiva quando sorriem.